sexta-feira, 21 de junho de 2013

Xbox One: Microsoft muda posicionamento sobre jogos usados no novo console

xbox one 600x300 

xbox one 1 
A Microsoft finalmente notou que o Xbox One ficou muito mal na fita em razão das diversas restrições impostas pela empresa aos usuários e mudou sua política com relação aos jogos usados e outros detalhes de funcionamento do novo console.

A repercussão da imprensa especializada e dos próprios jogadores quanto às péssimas novidades introduzidas pelo Xbox One, como a obrigatoriedade de ao menos uma conexão com a internet a cada 24 horas para verificar o que está instalado no console, assim como o impedimento ao livre comércio de jogos usados e outras medidas impopulares resultou em uma mudança de postura da Microsoft quanto ao seu novo console.

A lista de mudanças não é tão pequena como podemos ver a seguir:

- Fim da conexão obrigatória constante;
- O console não precisará mais se conectar uma vez por dia;
- Os jogos em disco devem funcionar no Xbox One da mesma forma que funcionam no Xbox 360, ou seja, você não precisará obrigatoriamente instalá-los no disco rígido do console;
- Autenticação não é mais obrigatória;
- Conexão à internet só é necessária para configurar o console na primeira vez;
- Jogos que você baixar da Xbox Live funcionam da mesma maneira independentemente de o console estar conectado na internet ou não;
- Não há mais restrições para jogos usados ou emprestados;
- Não há travas de região, jogos em disco comprados em qualquer lugar do mundo rodam em qualquer console Xbox One.

Consequentemente aquela restrição idiota ao uso do Xbox One a apenas países em que o Xbox Live já esteja disponível também não terá mais sentido, desta forma, abre-se a possibilidade de um lançamento realmente mundial, ou ao menos os colegas de Portugal poderão adquirir os seus consoles em outros países e utilizá-los normalmente.

xbox one 4 
Se você ainda está descrente, veja o comunicado (traduzido) assinado pelo diretor da divisão Xbox da Microsoft, Don Mattrick:
Seus comentários importam – atualização sobre o Xbox One
Na última semana, durante a E3, toda a empolgação, criatividade e o futuro da nossa indústria estava em exposição para uma audiência global.

Para nós, o futuro vem na forma do Xbox One, um sistema projetado para ser o melhor lugar para jogar games neste ano e pelos muitos anos adiante. Como já faz parte do nosso legado com Xbox, projetamos o sistema para tirar total vantagem dos avanços da tecnologia a fim de entregar uma experiência inovadora em termos de controles e diversão. Imaginamos todo um novo conjunto de benefícios, como maior mobilidade, compartilhamento com a família e novas formas de testar e comprar jogos. Acreditamos nos benefícios de um futuro digital, conectado.
Desde que revelamos nossos planos para o X
 
box One, meu time e eu ouvimos diretamente de muitos de vocês, lemos seus comentários e escutamos seu feedback. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade hoje para agradecer a todos vocês pela ajuda em nos ajudar a reformar o futuro do Xbox One.
Vocês nos contaram o tanto que amam a flexibilidade que existe hoje com jogos em disco. A possibilidade de emprestar, compartilhar e revender esses jogos à vontade é de incrível importância para vocês. Também é importante para vocês a liberdade de jogar offline, por quanto tempo quiser, em qualquer lugar do mundo.

Então, hoje estou anunciando as seguintes mudanças para o Xbox One e como você pode jogar, compartilhar, emprestar e revender seus jogos exatamente da mesma maneira que você faz hoje em dia com o Xbox 360. Veja o que isso tudo significa:

. Uma conexão com a internet não vai ser exigida para jogar offline games de Xbox One -
Depois de uma ativação única com um novo Xbox One, você pode jogar qualquer game em disco sem precisar conectar online novamente. Não há exigência de conexão a cada 24 horas e você pode levar seu Xbox One para onde quiser e jogar seus jogos, exatamente como no Xbox 360.

. Trocar, emprestar, revender, dar de presente e alugar jogos em disco do mesmo jeito que você faz hoje -
Não haverá limitações para usar e compartilhar jogos, tudo vai funcionar da mesma maneira que no Xbox 360.

Além de comprar um disco de uma loja, você também pode fazer download de games da Xbox Live no dia de lançamento. Caso você escolha fazer download do game, você poderá jogá-lo offline do mesmo jeito que faz hoje em dia. Jogos de Xbox One serão jogáveis em qualquer console Xbox One – não haverá restrições regionais.

Essas mudanças vão afetar algumas das situações que anunciamos anteriormente sobre o Xbox One. O compartilhamento de jogos vai funcionar da mesma maneira que hoje em dia, você simplesmente compartilha o disco. Jogos adquiridos via download não poderão ser compartilhados ou revendidos. Além disso, da mesma maneira que hoje em dia, jogar games em disco exigirão ter o disco na bandeja de discos do console.

Aprecisamos muito sua paixão, apoio e boa vontade de desafiar os pressupostos do licenciamento digital e conectividade. Apesar de ainda acreditarmos que a maioria das pessoas vai jogar games online e acessar a nuvem tanto para jogos quanto entretenimento, daremos aos consumidores a escolha entre conteúdo em mídia física e digital. Nós ouvimos e escutamos alto e claro o comentário de que vocês querem o melhor dos dois mundos.

Obrigado mais uma vez por seus comentários sinceros. Nossa equipe continua comprometida a escutar, receber comentários e entregar um grande produto no final deste ano.
É preciso mudar para sobreviver, para a Microsoft ou era isto ou simplesmente amargar o fracasso de vendas e o consequente e amargo prejuízo. Mas ainda assim a imagem ficou muito arranhada, para melhorar a situação a Microsoft terá que apresentar serviços e jogo exclusivos arrebatadores para finalmente ganhar o público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário